Funcionou! Agora não mexe mais?

A tirinha acima é uma piada e todo mundo que é maneiro deu um sorrisinho e seguiu o dia. Todavia no entanto porém, gostaria de deixar meus dois centavos sobre o assunto, falando sério mesmo:

A maior parte das pessoas de um modo geral segundo o Instituto Minha Bunda Pesquisas, não questionam muito o meio a sua volta e as razões por quais as coisas são ou não são como são.

E na área de programação, quem tá começando na carreira, principalmente quem está no corre somente pela grana, tende a não questionar muito sobre o por quê do código estar funcionando, se a função feita foi é a melhor solução para aquilo etc, afinal o importante é matar o card do Jira-Trello. E dou foco em aqui em juniors e sandys, não porque "só eles fazem isso", mas sim porque no mundo perfeito e ideal com famílias do lado de tigres igual nos panfletos evangélicos, conforme tu vai envelhecendo tu vai se importando mais com o que faz, indo atrás para entender o que tá fazendo ao invés de só copiar a primeira solução e torcer pra funcionar, refatora porque descobriu um jeito melhor de fazer e por aí vai.

Já os cientistas desenvolvem pesquisas e não que seja impossível, mas é meio difícil imaginar alguém fazendo uma pesquisa sem questionar as coisas principalmente por conta da ciência usar o método científico onde o cerne da parada toda gira em torno de questionamento: observação, formulação de hipóteses, fazer experimentos e aceitar/rejeitar hipótese formulada são etapas obrigatórias.

Claro que a ciência assim como o CRUD de cada dia nos daí hoje, é feita por humanos e humanos são falhos. E aí quando aparece uma pesquisa fonte Arial 12, certamente alguém vai rebater eventualmente com outra pesquisa e assim segue a construção do cimento vital em nossas vidas.

Portanto, independentemente da pesquisa do cientista boa ou ruim, a busca em responder as razões estão ali. Na programação, não é uma exigência, apesar de considerar de bom grado que se pense antes, durante e depois de codar hahahaha.



Nota da autora:

Amigos, inauguro hoje a Coluna 2 Centavos! :D

E isso porque escrever dá trabalho e no sistema capitalista selvagem atual é muito difícil balancear os pratos da vida adulta se você está na classe operária, de modo que por vezes as coisas que gostamos de fazer ficam em décimo plano hahaha.

E sem a prática diária, meus textos tão uma merda bicho. E aí não publico porque tá ruim, fico com uma cobrança interna de me comparar hoje com quando tinha tempo para redigir e não trabalhava, aí postergo ainda mais, de repente um "para quê escrever se não sei mais escrever" e de texto em texto adiado, aqui estamos: sem escrever nada além dos exercícios do Duolingo há mais de um ano.

Então, como terapia, vou postar meus 2 centavos sobre as coisas como posso hoje. Gosto bastante de piadas e quero continuar escrevendo assim, no non-sense com referências que quem pegou pegou quem não pegou não tá no hospital.

Abraços!

Comentários

Postagens mais visitadas