Como tornar a leitura um hábito diário?
Livros não mudam o mundo. Quem muda o mundo são as pessoas. Os livros só mudam as pessoas.
- Mário Quintana
Quando foi a última vez que você recomendou um livro para alguém? Qual a última vez que tu comentou sobre um livro que tu estavas lendo no trabalho ou com um amigo?
Não se sinta um peixe fora d'água caso isso faça bastante tempo. 48% da população brasileira, ou seja, mais de 93 milhões dos 193 milhões de brasileiros, não leu nada nos últimos três meses.
Filhos, faculdade, pós-graduação, trabalho... Tudo isso pode nos afastar do hábito da leitura. E por mais que nós possamos palestrar sobre a importância de ler e recitar os benefícios da leitura de trás para frente, ainda assim, retomar o hábito da leitura, é difícil para quem parou de ler a algum tempo. Mas, se você realmente quer voltar a ler, segue comigo na thread!
Leia o que você gosta.
O que de fato move os seres humanos, é a emoção. Aquela coisa que te arranca alguma emoção. Então comece lendo pelo que realmente gosta. Se vai ser livro infanto-juvenil, investigativo, poesia, divulgação científica, whatever... Não importa. Mas leia. Leia todos os dias ou ao menos tente não falhar dois dias seguidos no novo hábito.
Rá-tá-tá-tá: Gatilhos
Nós estamos o tempo todo tentando poupar energia porque isso fazia muito sentido quando não tínhamos tantos recursos, e logo, quem economizava energia para o essencial, costumava sobreviver.
Ou em palavras mais bonitas e estruturadas, como diria o pesquisador Matthieu Boisgontier:
Conserving energy has been essential for humans' survival, as it allowed us to be more efficient in searching for food and shelter, competing for sexual partners, and avoiding predators. [...] The failure of public policies to counteract the pandemic of physical inactivity may be due to brain processes that have been developed and reinforced across evolution.
Estamos no século XXI e nosso cérebro ainda tende a guardar energia porque isso funcionou por milênios. Consequentemente, se tu quer que algo vire um hábito, precisa facilitar aquilo.
Assim como deixar alimentos saudáveis prontos para consumo mais a vista do que os não-saudáveis que têm que preparar, vai te fazer escolher os saudáveis porque tu não vai pensar muito para executar aquela ação, deixar um livro (ou Kindle) perto de você pode te deixar mais propenso a ler do que se o livro estiver lá naquela prateleira alta servindo de decoração.
Um conselho não requisitado mas nem por isso desnecessauro (porque quem avisa cobrando é coach):
Sério, não caia no auto engano de estabelecer metas mirabolantes como "ler 20 páginas por dia". Ok, ok, você é realmente incrível flor do campo que nasceu sem ser semeada. Mas você nem sabe se consegue ler uma página por dia, quem dirá 20. Seja realista. Não há nada de errado em começar com apenas uma frase ou um parágrafo e ir aumentando gradualmente. Afinal, tu aprendeu lendo Principia Mathematica ou pelo abecedário? (*˘︶˘*).。*♡Recomendações
Não é de hoje que sabemos o poder da influência do que está no nossos feeds para com nossa vida offline. Booktubers ou bookgrammers, são alguns dos tipos de perfis literários que podem te incentivar a ler mais caso você os siga.
Conheci o Pedro Pacífico (@book.ster) assistindo um TED dele, sobre leitura e, comecei a seguir ele no insta para que, quando eu menos esperasse, vrrrrau! Lá estivesse uma postagem com livro no feed para me lembrar que tinha que ler.
Skoob
E por falar em redes sociais, você usa Skoob(rede social de livros)? Se sim, vamos amigar por lá! -ᄒᴥᄒ-
Meu perfil: Beatriz Lima - Skoob
Referências
TED do Pedro Pacífico:
Como tornar a leitura um hábito diário | Pedro Pacífico | TEDxCampinas
Sobre o nosso cérebro ser preguiçoso por causa dos nossos ancestrais:
Avoiding sedentary behaviors requires more cortical resources than avoiding physical activity: An EEG study
Referência da quantidade de não-leitores no Brasil:
Brasil perde 4,6 milhões de leitores em quatro anos - Agência Brasil
Comentários
Postar um comentário