Shah mat, mein Gegner!

 Quando o jovem príncipe de Gupta, Talhend, foi morto em uma batalha, seu irmão usou um tabuleiro Ashtāpada para representar o que aconteceu para sua mãe. E deste tabuleiro, oito por oito, teria surgido o "Chaturanga", ou em um bom português: "quatro divisões".

 Claro que isto é uma das possíveis origens do xadrez, que até hoje é debatida entre os historiadores. E qualquer que tenha sido a origem, foi com a expansão para a Pérsia, onde o jogo adquiriu o nome atual: xadrez. E também foram os persas os responsáveis pela expressão atual de "xeque-mate", derivado de "shah mat", significando "o rei está indefeso".

Quando os árabes dominaram a Pérsia, em 651, o jogo se tornou popular entre califas como Harun al-Rashid. E foram os árabes os primeiros a estudar com um método analítico o jogo, explorando fraquezas suas aberturas, meio-jogo e finais.

 A partir daí, o jogo se expandiu para a Ásia e Europa. Cada lugar, com sua peculiaridade no jogo a partir de sua cultura. Por exemplo, enquanto na Rússia, se manteve a rainha no masculino, na Europa era rainha e, por um período, por conta da Igreja Católica, havia uma regra que impedia promoção de peão em dama caso já houvesse uma dama, a fins de manter a monogamia real. Ah, o xadrez! Uma metáfora para os assuntos humanos!

 Agora, vamos ver uma capivarada moderna?

 E aí, curtiu conhecer mais sobre esse jogo incrível? Bora jogar qualquer dia lá no chess.com! ♡


Recomendações

Canal do Raffael Chess

 O Raffael Chess é um enxadrista e youtuber, ensina jogadas e tá sempre fazendo lives comentando partidas e, a galera que acompanha é suuuuuper animada! Então se tiver uma partida rolando, tu pode acompanhar uma partida de xadrez com a animação de uma torcida numa partida de futebol! Dale mates com tomates!


O Gambito da Rainha

A série lançada em 2020, com apenas 7 episódios diretos ao ponto, conta a evolução de uma jovem órfã, Beth Harmon (interpretada pela talentosíssima Anya Taylor-Joy), que se se torna uma exímia jogadora de xadrez, tendo como bastidores traumas antigos e vícios destrutivos.



Referências

Clube_Xadrez: história do xadrez

TED-Ed: Uma breve história do xadrez

Comentários

Postagens mais visitadas