Calpitavinismo

"Quer ser um milionário? Arrasta para cima e aprenda a investir aqui neste marketing multi nível para ficar multi pobre! :D"

- disse literalmente qualquer esquema de pirâmide


Oui, le capitalisme! Trouxas e malandros saindo de casa a parte, pegue sua pá pois vamos cavar a origem deste papo todo. Nossa primeira parada, é com Max Weber:


Max Weber mostra que o protestantismo constituiu e reproduziu princípios centrais que alavancaram o formato do capitalismo moderno, tais como: não desperdiçar tempo, a busca pelo lucro e todo o cerne de que o trabalho é essencial tal como uma vocação.¹

Agora, nossa segunda parada é no período da Reforma Protestante. Especificamente uma pessoa: João Calvino.

João Calvino, em um dia qualquer

O calvo em questão nasceu na França e era protestante numa época onde a religião era perseguida, então ele mudou-se para a Suíça, onde vigorava um tratado de tolerância religiosa denominado Paz de Kappel, resultado da guerra civil² que ocorreu entre 1529 e 1531.

Com um ambiente favorável para propagação do seu pensamento, ele instalou-se de vez em Genebra, que veio a se tornar o coração do Calvinismo e ter um órgão calvinista chamado Consistório que fiscalizava e punia calvinistas.

O alicerce do calvinismo é a predestinação, trabalho como sinal da salvação, incentivo ao lucro, a acumulação de riquezas e a contenção de gastos. A burguesia da época encontrou no calvinismo justificativas teológicas para suas ações e isso não ficou isolado em Genebra. O pensamento se propagou pela Europa. Puritanos? Calvinistas ingleses. Presbiterianos? Calvinistas escoceses. Huguenotes? Calvinistas franceses.

E é essa base de ideias, sobre trabalho e lucro, que ajudou a construir algumas ideias do capitalismo moderno, como por exemplo de que tu precisa trabalhar muito, dormir pouco, conseguir o máximo de dinheiro possível e arrasta para cima para saber mais! :D

Brincadeira, haha! Cavamos muito por hoje.

É sobre.

Até breve, amigos! :D


Referências


Reforma Protestante: Calvino e Henrique VIII - Brasil Escola

Calvinismo - Mundo Educação

Comentários

Postagens mais visitadas